Evento na UNISINOS tem a proposta de discutir “Quem são os proprietários do Brasil?”

cartaz unisinos-page-001

Dia 8, na sala 5C005, prédio das Ciências Econômicas, a partir das 19h30, será revelado e debatido “Quem são os proprietários do Brasil?”. O debate será administrado por Alan Tygel, cooperativa EITA, professor Bruno Lima Rocha, professor de jornalismo da Unisinos e Relações Internacionais da ESPM e contará também com a presença de integrantes do projeto “Os Donos do Congresso”.

Qual é a estrutura de poder econômico dos grupos privados que atuam no país? Quais são os atores que acumulam maior poder nesta estrutura, e qual a relação entre os mesmos? É com o objetivo de responder a estas e outras perguntas que foi construído, pelo Instituído Mais Democracia e cooperativa EITA, o ranking “Proprietários do Brasil”. A proposta do projeto mede o poder econômico, não apenas por meio da receita das empresas, mas também do controle, da propriedade sobre ações ordinárias que empresas possuem e o quanto isso influencia os investimentos do Estado brasileiro. 

Junto com a discussão econômica e social o projeto “Os Donos do Congresso”, que estará presente no debate, incitará a discussão acerca do cenário político brasileiro. “Os Donos do Congresso” busca apresentar aos eleitores quem financiou e financia as candidaturas dos políticos eleitos de modo a mostrar quais os reais interesses que essas ligações movem.

O evento é uma parceria do DCE – Gestão Seguir e Cooperativa EITA –Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão.

Site do projeto: http://www.proprietariosdobrasil.org.br/index.php/pt-br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: