“Donos do Congresso” torna transparente o financiamento de campanhas políticas

Por Charles Soveral – Redação DMT em Debate

Tornar acessível aos movimentos sociais e a todos os eleitores interessados as informações sobre como, quanto e quem financia as campanhas políticas no Brasil. Este é um dos principais papeis do site “Donos do Congresso” (www.donosdocongresso.com.br), que está em fase de lançamento. Lançado na internet pelo Instituto Justiça Fiscal, uma associação de pessoas determinadas a reduzir as desigualdades sociais brasileiras, o “Donos do Congresso” pretende se tornar uma referência na pesquisa de informações eleitorais.

Com base em dados oficiais fornecidos pela Justiça Eleitoral e pelos partidos políticos, o site permite aos usuários diversas buscas com o objetivo de mostrar quanto cada candidato recebeu oficialmente. “Assim conseguimos ver melhor quem financiou esta ou aquela campanha e com isto ter uma visão mais clara de com quais interesses este ou aquele candidato está comprometido”, explica Dão Real, um dos coordenadores do site.

Dão Real nos mostra uma realidade chocante. Com base em informações das eleições de 2010, é possível perceber a força do poder econômico na definição de quem se elege ou não. “63,58% de toda a verba oficial arrecadada na campanha de 2010 ficou com os que foram eleitos. A grande maioria patrocinada por grandes grupos empresariais interessados em assegurar representação no parlamento”, assinala ele.

Para o coordenador do site, não há dúvida da relação direta entre recursos de financiamento com a capacidade de fazer votos. “Existem dois caminhos claros para a eleição: o primeiro é se você tem apoiadores financeiros que aportam recursos suficientes para você levar sua mensagem e o outro é se você, por alguma razão, se transformou em uma celebridade e aí seus votos vêm naturalmente”, comenta ele.

Este cenário, argumenta Dão Real, promove uma verdadeira distorção no processo de representação política, pois, no fim das contas, quem se elege acaba indo para o Parlamento ou para o Poder Executivo representando mais os interesses comerciais e mercantis do que os interesses do público ou da população em geral. “Por isto nosso site ganha especial importância. Afinal, com ele o eleitor terá condições de saber exatamente quanto cada candidato recebeu e de quem recebeu, podendo assim formar sua opinião sobre com quais interesses aquele político está comprometido ou representando”.

Os mecanismos de busca do site são bem interessantes ao usuário. A base de dados oferece pesquisas sobre os candidatos, os investidores e sobre os partidos. “Percebe-se claramente que algumas empresas fazem apostas em diversas frentes. Mesmo perdendo em alguns casos, a conta acaba sendo sempre favorável aos doadores ou investidores”, complementa Dão Real.

Para a eleição deste ano, o site “Donos do Congresso” está preparando uma operação em tempo real. E sempre que houver atualização de informações pelos candidatos e partidos no sistema de informática dos tribunais eleitorais, o site estará atualizando os dados relativos à prestação de contas. “Queremos, já neste processo eleitoral de 2014, trabalhar com nossa capacidade máxima de informação para bem orientar aos nossos eleitores e cidadãos que desejam um congresso mais comprometido com a sociedade, com a população e com os trabalhadores do que com grupos empresariais. A justiça social e a necessária reforma política ganharam um importante aliado com o nosso site”, conclui Dão Real.

 

*Artigo extraído do site http://www.dmtemdebate.com.br

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