Instituto Justiça Fiscal-IJF debate temas tributários com especialistas da Agência de Desenvolvimento e do Ministério da Fazenda da Áustria no mês de junho

Fotos Cãmera Canon 071Dando sequência às atividades realizadas em Viena, o IJF participou de uma discussão realizada na Agência de Desenvolvimento da Áustria, na manhã do dia 27 de junho, a convite do Vienna Institute for International Dialogue and Cooperation  – VIDC.

 

O evento, que contou com a participação de Bernhardt Loibolt, da Universidade de Economia de Viena,  teve o propósito de repassar conhecimentos aos técnicos da Agência de Desenvolvimento e representantes da Divisão de Tributação Internacional do Federal Ministry of Finance (Ministério das Finanças) da Áustria, sobre o funcionamento do Sistema Tributário Brasileiro, bem como aspectos positivos e negativos da tributação no Brasil, além de apresentar uma visão panorâmica sobre a situação político-econômica no Brasil.

 

Bernhardt, dando início às discussões, contextualizou a realidade política e econômica do Brasil, país onde morou quando realizava estudos de mestrado. O economista falou, de forma resumida, sobre a evolução dos indicadores sociais desde a época do presidente Getúlio Vargas até o governo atual, além de abordar a situação econômica do país.

 

Os principais temas abordados pela vice presidente do IJF, Maria Regina Paiva Duarte, foram a elevada taxação do consumo em relação à renda e da propriedade, a distribuição da carga tributária no Brasil, que é bastante regressiva, pois quem ganha menos paga proporcionalmente mais, o papel da tributação na redução das desigualdades e os avanços em termos de tributação internacional e de fiscalização de preços de transferência.

 

Após as apresentações, o debate foi mediado por Martina Newirth, representando o Instituto VIDC. Os participantes fizeram diversas perguntas, especialmente sobre a fiscalização de preços de transferência, a regressividade do sistema tributário e a possibilidade de utilizar a tributação como forma de reduzir as desigualdades sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: