Quem somos

PONTO DE PARTIDA

Este blog é um instrumento de manifestação de quem entende que o desenvolvimento econômico e social do País depende também de um sistema tributário e previdenciário que seja capaz de distribuir, de forma justa e equilibrada, o custo da estrutura do Estado Brasileiro e dos investimentos em políticas públicas.

A própria definição das políticas públicas, tanto no que se refere à origem dos recursos quanto à aplicação dos mesmos, tem sido realizada de forma cada vez mais distante da população, sobretudo pela utilização de jargões específicos e de uma linguagem cifrada e elitista, dificultando ou até mesmo impossibilitando a participação da sociedade e dos movimentos sociais nos processos de decisão. A realidade tem demonstrado que sucessivos governos vêm pautando e definindo unilateralmente temas tributários e previdenciários utilizando-se da estrutura do Estado de forma muitas vezes distorcida e equivocada, produzindo um ordenamento legal autocentrado nas necessidades imediatas da governança.

Com este blog, pretendemos colocar em pauta informações, questionamentos e opiniões sobre temas que, direta ou indiretamente, impactem a justiça fiscal. Toda colaboração que venha ao encontro de tais propósitos fortalecerá a esperança de construirmos um País mais justo para todos.

OBJETIVOS

O blog objetiva difundir fatos, opiniões e análises a respeito dos Sistemas Tributário e Previdenciário brasileiros e seus correlatos nos demais países, tendo a Justiça Fiscal como o núcleo central do debate.

Pretendemos, ainda, subsidiar os mais diversos segmentos da sociedade com informações relacionadas à Justiça Fiscal, de forma a estimular a pesquisa e o debate sobre esse amplo tema e promover o aprofundamento dos laços entre as partes nele interessadas.

COMISSÃO EDITORIAL

A Comissão Editorial é responsável pela captação de textos junto a colaboradores e pela moderação de comentários do blog. Atualmente fazem parte da comissão: Adriano Chedid, Cesar Manjabosco, Ivan Canto, Maria Regina Paiva Duarte e Marino Spohr.

8 Respostas

  1. Nota 10 para campanha, chega de abusos fiscais…

  2. A proposta do Blog é excelente e, pelas primeiras postagens, o conteúdo tambem é de ótima qualidade.

    O “tema” carga tributária / justiça fiscal normalmente é tratado de forma distorcida nos meios de comunicação, sempre atendendo a um ou outro interesse. Esta iniciativa de tentar levar à sociedade uma visão mais nítida sobre assunto é louvável !!!

  3. Recebi indicação deste blog, porque há algum tempo venho debatendo a onerosa carga de impostos. Mesmo quem não possui uma pequena empresa, trabalha meses a fio, para depositar seu suado salário, em tudo o que é adquirido.
    Campanhas nacionais abordam temas como: – não se automedique, procure seu médico. Entretanto como o sistema de saúde brasileiro é precário, não resta outra alternativa a não ser, somar esforços familiares e pagar uma consulta com um especialista. E a CPMF continua a rondar nossos bolsos.
    Outra campanha: – Minha casa, minha vida – mas quantos moradores estão desistindo de seus sonhos, porque as construções são realizadas com materiais de segunda linha e não resistem às intempéries. E por aí se vão muitas campanhas.
    As pequenas empresas são esmagadas constantemente com tributos desgastantes. Empenhamos todo esforço, para cumprir o cronograma de pagamento de impostos, sem o retorno necessário.

  4. Obrigado por ter visitado nosso blog. Criamos recentemente o Instituto Justiça Fiscal que vai trabalhar no sentido de incentivar e democratizar o debate em torno de diversos assuntos como a carga tributária, a distribuição dessa carga, onde são aplicados os recursos, dentre outros assuntos relacionados ao sistema fiscal. Pedimos que leia pelo menos os últimos posts do nosso blog e perceba que tentamos mostrar um lado do tema carga tributária que normalmente não é divulgado na grande mídia, pois vai contra grandes interesses. Parabéns por procurar debater o assunto. Convidamos você e as pessoas da sua comunidade a juntarem-se a nós para promovermos um grande debate nacional onde TODAS AS VERDADES sejam colocadas à mostra.

  5. Um dos objetivos da Instituto deveria (hipótese) ser, primeiro de esclarecimento de um fato marcante no mundo de hoje. A estrutura tributária dos países capitalistas estão inadequadas as novas condições de administração pública e privada. O mundo pós-moderno não pode abrigar estruturas tributárias criadas para o mundo moderno

  6. Parabéns pela campanha pois nossa carga tributária é realmente muito alta. Precisamos lutar para que esta seja justa.

  7. Recebi a indicação de um colega, parabéns pela iniciativa!
    Convido-os a conhecer nosso trabalho em http://www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal

  8. a nossa história continua se repetindo pois quem paga imposto é o pobre, a minha cidade é pequena e temos poucos médicos os quais se recusam a dar recibos das consultas. e quando atendem por algum plano de saúde cobram 5 vezes mais do que deveriam a diferença. ou seja se a consulta é R$10,00 a diferença do plano eles cobram R$50,00, e não dão recibo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: