Mesa Redonda sobre a Campanha Global por Justiça Fiscal – 22 e 23/07/2015 – POA/RS

IMG_8070Realizada na sede da Agafisp nos dias 22 e 23 de julho, a “Mesa Redonda Sobre a Campanha Global por Justiça Fiscal – Que as Transnacionais Paguem o Justo”, organizada pelo Instituto Justiça Fiscal (IJF), com a participação das entidades responsáveis pela campanha no Brasil, a Rede de Integração dos Povos (Rebrip), o Instituto de Estudos Sócio Econômicos (Inesc), a Auditoria Cidadã da Dívida e o IJF, teve como um dos objetivos principais sensibilizar as lideranças de trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais sobre a importância do tema.

As apresentações dos palestrantes durante o evento colaboraram não só nessa sensibilização como também na capacitação dos agentes disseminadores da Campanha. Segundo Rómulo Torres, da Red sobre Deuda, Desarrollo y Derechos (Latindadd) e que vem disseminando a Campanha pela América Latina, é importante compreender bem os temas propostos para melhor operacionalizar a Campanha em cada país, pois cada um tem suas características próprias, seus recursos, seus instrumentos.

Estiveram presentes no evento representantes de centrais sindicais de trabalhadores, Claudir Nespolo (CUT) e Lelis Falcão (Força Sindical); de sindicatos e associação de servidores públicos, Tânia Garcia (Agafisp), Josete Vignolle (Sindifisco Nacional – Pelotas), Edison Souza (Sindifisco Nacional – Porto Alegre); do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida, bem como representantes da Sociedade de Economia e do Sindicatos dos Economistas, do DIEESE e da UNACON, funcionários públicos municipais, estaduais e federais, jornalistas e outros convidados.

Além da divulgação da Campanha no próprio evento, os palestrantes participaram do programa de rádio “Esfera Pública”, apresentado pelos jornalistas Juremir Machado e Taline Opitz, da Rádio Guaíba, na tarde do dia 22, ocasião em que prestaram vários esclarecimentos à sociedade sobre este tema.IMG_20150722_141129194[1]

A Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, participou do programa de televisão “Cidadania”, da TVE (https://www.youtube.com/watch?list=PLEVHKqwu2VEhiCEa6UEp-QLnL440Ne9bv&v=x43jtodgHXQ), além de conceder entrevista por telefone ao programa “Atualidade”, da Rádio Gaúcha, também na tarde do dia 22 de julho.

Na manhã do dia 23, os organizadores da Campanha estiveram presentes no auditório do Edifício-Sede do Ministério da Fazenda, fazendo palestra para os auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil, responsáveis pela arrecadação dos recursos públicos.

Ao final do evento, na tarde do dia 23, os representantes das entidades organizadoras e demais participantes fizeram uma reunião de avaliação e planejamento dos próximos passos da Campanha.

Rodolfo Bejarano e Rómulo Torres, da Latindadd, consideraram que o evento atingiu os objetivos propostos. De acordo com eles, “nossa expectativa é fazer com que a Campanha Global por Justiça Fiscal avance na direção de um sistema tributário mais justo, em que paguem proporcionalmente mais os que tenham mais”.IMG_8090

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: