ROSANE DE OLIVEIRA CONFIRMA PRESENÇA NO LANÇAMENTO DA CAMPANHA OS DONOS DO CONGRESSO

A jornalista Rosane de Oliveira confirmou presença no lançamento do site OS DONOS DO CONGRESSO, que será realizado amanhã, 29, às 18 horas, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

OS DONOS DO CONGRESSO é um aplicativo que permitirá o acesso de forma ágil e fácil à consulta sobre a composição do financiamento das campanhas eleitorais para o Congresso Nacional.

Neste primeiro momento, o site trará informações sobre a composição do financiamento das campanhas eleitorais para o Congresso Nacional em 2010. Mas segundo os organizadores do site, a partir do início da campanha eleitoral de 2014, o sistema DONOS DO CONGRESSO passará a disponibilizar, no decorrer da campanha, os dados de financiamento dos candidatos que estarão concorrendo, na medida em que as prestações sejam apresentadas pelo TSE.

O objetivo do sistema é permitir aos usuários conhecer a dimensão exata do financiamento privado na composição do sistema político nacional e o quanto isto pode ser capaz de interferir na definição das decisões políticas.

O lançamento do site é uma iniciativa do Instituto Justiça Fiscal – IJF, e faz parte do cronograma do Seminário Justiça Fiscal e Tributação que inicia hoje, 28, no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, às 14 horas.

O objetivo do seminário é promover o debate sobre o Sistema Tributário Nacional e as alterações necessárias para convertê-lo em instrumento para a redução das desigualdades e promoção do desenvolvimento econômico e social.

No dia 28, às 14 horas, os palestrantes auditor fiscal da Receita Federal e professor universitário de Fortaleza Marcelo Siqueira Lettieri, a professora do Instituto de Economia da UFRGS Rosa Ângela Chieza e o presidente da CUT/RS e representante da Coordenação dos Movimentos Sociais Claudir Nespolo apresentarão para debate um diagnóstico sobre os sistema tributário nacional e um conjunto de propostas específicas de modificação necessárias para a legislação tributária, bem como sobre o papel dos movimentos sociais.

No dia 29, às 14 horas, os palestrantes deputado estadual do RS Raul Pont, ex- governador do RS Germano Rigotto, ex-deputada federal  Luciana Genro, o secretário de finanças de São Bernardo do Campo Alexandre Cialdini e o advogado e professor de direito da Unisinos Marciano Buffon, farão uma síntese acerca dos principais problemas e dos entraves políticos e estruturais que dificultam a construção de um sistema tributário mais justo para o País.


Rosane de Oliveira é Editora de Política da Zero Hora e colunista responsável pela Página 10, além de ser uma das apresentadoras do Gaúcha Atualidade.

Deixe um comentário